quarta-feira, 13 de junho de 2012

Casa Seis no Dia T - Projeto Transformers


relâmpago 6


No dia 10 de junho os nossos "Relâmpagos 6" expuseram os seus trabalhos resultantes de 9 meses de formação em Fotografia, com a Silvia e o Domingos da "IMAGERIE - CASA DE IMAGENS". A ênfase da exposição, denominada "GERAÇÕES" foi a recolha de imagens realizada na ARPIMS - Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Mira Sintra, como trabalho final. A escolha deste tema reforça o trabalho que a Casa Seis tem vindo a realizar durante este ano no âmbito do Ano Europeu de Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.

Importante referir os antecedentes deste dia T, que só foi possível graças ao Projeto Transformers que respondeu positivamente a uma solicitação das técnicas do Projeto "Novos Desafios II".  
Este trabalho está assim vinculado às atividades do Projeto “Novos Desafios II” e foi uma atividade muito importante para estes jovens por trabalhar não apenas as competências técnicas da fotografia, mas outras competências, como respeito às regras, trabalho em equipa, respeito pelo espaço envolvente, assertividade…

A Silvia e o Domingos foram “transformadores” incansáveis e conseguiram levar a bom porto durante 9 meses uma formação em diferentes técnicas de fotografias a 6 jovens da Casa Seis – os nossos tboys e tgirls  (Carina, Cláudia, Denise, Edgar, Felisberta, Sara) ficaram  muito bem na fotografia, juntamente com outros jovens também abrangidos por outros projetos dos Transformers. 

 Os transformers dizem deles próprios "...não somos mais que uma associação juvenil dedicada a combater problemas e desafios sociais emergentes mobilizando aquele que nos parece ser o ativo da sociedade mais desaproveitado: a sua juventude – as nossas ideias, energia, motivação, dedicação, criatividade, otimismo, persistência e determinação. A nossa visão é por isso, numa parceria para o desenvolvimento capaz de ultrapassar as fronteiras do Estado, sector privado, ONGs e sociedade civil, transformar a juventude numa geração de TRANSFORMERS. Na raiz desta transformação, um programa de voluntariado que já mobilizou mais de 30 mentores dos desportos, formas de arte e atividades mais variadas para orientarem mais de 200 jovens em escolas, hospitais, centros de detenção, centros de acolhimento, bairros sociais e centros de ensino especial a encontrarem no desporto, arte ou atividade com que se identificam uma forma de se exprimirem e intervirem positivamente na comunidade…”

Junto com mais 600 pessoas, estiveram presentes na ADEGA DAS ALMA (nos Anjos) alguns familiares e amigos dos nossos jovens, o que transformou o dia T num dia de festa entre culturas e gerações. O espaço ficou fantástico e o evento foi muito dinâmico, participado e inesquecível.

Sem comentários:

Enviar um comentário