quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Exposição “Casa Seis – 12 anos – TRAJETÓRIAS DE INTEGRAÇÃO”

  (Abertura da Exposição "Casa Seis - 12 anos - Trajetórias de Integração" - 22/09/2012)
Apresentação

A Casa Seis - Associação para o Desenvolvimento Comunitário foi criada no ano 2000 e registada como IPSS - Instituição Particular de Solidariedade Social em 2001. Sediada em Mira Sintra, tem como perspetiva melhorar a qualidade de vida e as suas condições de inserção social da população de Mira Sintra e arredores, seguindo os princípios da Educação para a Cidadania Ativa, para que a população possa participar, como protagonista e atuando na Sociedade como cidadãos de pleno direito.
 
  (Os nossos utentes visitam a Exposição)

Durante o mês de Setembro, a Casa Seis, em Parceria com a Câmara  Municipal de Sintra e a Casa da Cultura de Mira Sintra desenvolveram uma série de de atividades no âmbito das comemorações do dia municipal do imigrante, dentre elas a realização de uma exposição denominada “Casa Seis – 12 anos trajetórias de integração”, patente na Casa da Cultura de Mira Sintra, de 21 de Setembro a 14 de Outubro.

Esta exposição pretende mostrar um pouco do “rosto” da Casa Seis nas atividades aqui apresentadas em fotografias recolhidas ao longo dos 12 anos de existência bem como refletir o resultado da sua intervenção junto da comunidade e das instituições parceiras.

Também foi realizado um Ciclo de Cinema Lusófono, denominado "5 domingos 5 filmes", com filmes de Guiné Bissau (Clara di Sabura), Portugal (Fátima), Angola ( O Emigrante), Brasil (Uma vez nunca mais) e Cabo Verde (Rapazinho Intentado). 
Esta atividade foi muito bem aceite e as pessoas que usufruíram deste espaço de cinema sugeriram que a Casa da Cultura poderia oferecer outros filmes ao longo do ano. Fica a dica.

 (Grupo de Batuque "Batk'odé)
Outro momento emocionante foi a realização de uma "Tarde Cultural", organizada e protagonizada pelos jovens do "Clube de Jovens", com orientação dos Técnicos e Formadores (a D. Luísa, à Prof.ª Claudina. da Dança, à Paula, ao Prof Kid, da Capoeira e aos Jovens Voluntários, um muito obrigada pelo empenho e fantástico trabalho que apresentaram.).

A Tarde do dia 22 (sábado) foi muito animada, com música, dança, capoeira, desfile de trajes do mundo, batuque, maculelê, hip hop e até um grupo de "gospel", surpreendente.

 (Uma sala cheia com familiares, amigos e parceiros)

Os jovens mostraram a sua "raça" e a sua capacidade de mobilização. Cada detalhe foi pensado ao pormenor e conseguiram um espetáculo muito diversificado e atrativo. Estes jovens mostraram ser muito pro-ativos, organizados e criativos. Seguramente continuarão a "brindar-nos" com momentos como este.
 (Maculelê)

A presença da comunidade de Mira Sintra e principalmente dos familiares dos nossos jovens foi marcante. Com muita alegria, viveu-me uma tarde memorável.As imagens falam por si.


(Gália canta) "Pureza da Flor" Mariene de Castro)
  (Grupo de Gospel)
  (Gália e Claudina)
 (Nuno Mendonça)

(Capoeira Casa Seis/Muzenza)

  (...  e terminou a festa!!)










Sem comentários:

Enviar um comentário